top of page
Post: Blog2_Post
Buscar
  • Foto do escritorBrutus

Café Silva, Casconha, Paredes



Olá maltinha Tasqueira...

Que tal essas férias de Agosto? Muitas tainadas aí pelo meio? Espero que sim, mas sempre dentro das recomendações das autoridades competentes para que não sejamos apanhados pelo COVID...

Hoje, trago-vos uma experiência vivida no passado dia 20 de Agosto, em Paredes, mais concretamente na zona de Casconha.

Em forma de comemoração do aniversário do nosso "Primo" aqui do Staff Técnico da Tasca do Brutus Blog, combinamos uma bela tainada no Café Silva, localizado nas recônditas ruas de Casconha, Paredes, e que desde já aviso, só funciona por marcação, e se possível, antecipada pelo menos em 48 horas.

À chegada fomos recebidos pelo Tozé, dono e responsável do Café Silva, e pelo Nelson que nos acompanhou ao local onde iria decorrer o nosso repasto. Estamos a falar de um grupo de 16 pessoas, e tivemos a sorte do tempo colaborar e assim podermos ficar no exterior por baixo de uma ramada de kiwis...

A vista é fantástica com a montanha no horizonte e o vasto casario a dar-lhe uma panorama digno de uma tela de Van Gogh.

Quanto ao espaço em si, é um café tradicional mas que dispõe de algumas salas separadas, que têm como principal função receber vários grupos para as suas refeições e convívios.

Depois de instalados num fantástico terraço com uma vista fabulosa, e uma decoração bastante pitoresca, enquanto não chegava toda a gente, fomos degustando uns aperitivos líquidos para ganhar apetite para o jantar... Uns preferiram ficar pela cerveja, outros pelos Favaios e outros pelo Gin Tónico.

Depois de todo o grupo ter chegado, e de nos sentarmos, começaram a chegar as iguarias.

Começamos por uma bola de massa folhada e chourição vermelho, no mínimo maravilhosa. Ainda vinha quentinha,,, Com grande aparato e muitíssimo bem apresentada sob uma travessa de madeira a imitar um tronco de árvore, a bola foi uma das estrelas da noite. Mas estrelas foi coisa que não faltou sobre a nossa comprida mesa.

Logo de seguida, fomos presenteados com pernil fumado cozido e acompanhado por torradas de manteiga de alho. Que delícia, meus amigos...

Já bem encaminhados por estas "entradas", chegou a hora de passarmos ao "Prato Principal"...

Costuma-se dizer que os olhos também comem, e ao julgar pelo aspeto da tábua, elaborada e decorada pelo Sílvio que foi o cozinheiro de hoje, então estávamos garantidos no que ao repasto diz respeito.

Vou tentar enumerar tudo aquilo que comi e que mais se evidenciou nesta fantástica tábua de apresentação deslumbrante:

O que mais saltava à vista eram as espetadas de camarão, de tomate cherry para os que preferem vegetais e ainda a espetada de tripa enfarinhada com linguiça fumada. Tudo muito bem preparado, e de qualidade assinalável, principalmente as tripas com linguiça funada, que combinando os sabores na boca foram um verdadeiro regalo para o palato.

Uma das coisas que mais me impressionou, foi a qualidade dos pratos quentes... Por norma, neste tipo de jantares, é normal que os pratos quentes, sejam aquecidos, o que por norma afeta um pouco o sabor daquilo que estamos a comer.

Neste caso, posso dizer que não senti essa diferença de sabor. Tanto as moelas, como as costelinhas e os rojões pareciam ter sido acabados de fazer.O frango frito também estava bastante simpático, se bem que em comparação com os outros "quentes", foi o que menos impressionou...

Já é da praxe neste tipo de serviço, não faltar o chouricinho assado que estava bastante saboroso., acompanhado por presuntinho, morcela e salpicão de qualidade assinalável.

Outra coisa que fez de mim uma pessoa mais feliz, foi a panóplia de queijos que foi apresentada, com variedade, quantidade e qualidade.

Os mexilhões, além da alegria das cores vivas com que presenteavam a tábua, também fizeram muitas papilas gustativas saltar de contentamento. Bem preparados e super frescos.

Para os mais tradicionalistas, ainda havia azeitonas, ovo cozido e uns panadinhos às tirinhas...

Penso que não me esqueci de nada, mas sinceramente, o melhor é irem experimentar.

Tudo isto foi muito bem regado com vinho maduro e verde branco, que se mantiveram sempre frescos através de uns frapés improvisados e cheios de gelo que assim ajudaram a manter a pinga bem fresca.

Terminado o repasto, e com toda a gente com cara de muita satisfação, eis que chega a hora da sobremesa... E que sobremesa estes nossos amigos preparam para nós... Que regalo para a vista e para o paladar.

Destaco o gelado caseiro servido numa maramita das antigas, as frutas tropicais impecavelmente preparadas e super frescas, os pudins e as bolachinhas. A variedade era tanta que sinceramente não consegui provar de tudo. Aconselho-vos vivamente a ver as fotos ou o vídeo para perceberem tudo aquilo a que me refiro. Bom demais e com uma qualidade inquestionável.

Para finalizar, cafézinho e digestivo à descrição e ao gosto de cada um, ao som de umas guitarradas e de umas cancões mais ou menos afinadas.

Os 28 Euros por pessoa foram extremamente justos faze a tudo o que experienciamos nesta fantástica noite.


Assim sendo, aqui fica a nossa opinião sobre a experiência n´ "Café Silva" em Casconha, Paredes:


Ambiente: 8.5

Comida: 9

Serviço: 8.5

Limpeza: 8.5

Preço: 8

Total Geral: 8.5

Resumindo, esta foi uma experiência fantástica... Ambiente e convívio espetaculares, com um staff super eficiente e simpático, começando no Tozé que foi incansável, e a terminar na simpática Teresa, que devido a um pequeno susto de saúde teve de se dirigir ao hospital, mas que ainda veio a tempo de vir tirar uma foto para a Tasca do Brutus Blog. Tudo isso se reflete numa entrada direta para o 4º lugar do nosso Ranking da Tasca do Brutus com uma nota média de 8.5 em 10 possíveis. Parabéns ao Tozé e a todo o staff.

Recomendo vivamente o Café Silva para este tipo de eventos com grupos grandes. Apenas tenham em atenção que é preciso marcar com alguma antecedência para que não haja problemas...

Espero que tenham gostado de mais esta experiência, e em breve darei mais novidades...


Abreijos,

Brutus - 07/09/2020





279 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page