top of page
Post: Blog2_Post
Buscar
  • Foto do escritorBrutus

Tasquinha do Fumo, Baião



Olá Maltinha Tasqueira...

Voltei, voltei... Dez meses depois e de muitas incidências nas passadas nas vidas de todos nós (acredito, que não tenha sido só na minha...), eis que, decidimos voltar ao ativo e dar-vos a conhecer mais uma experiência gastronómica.

Esta, era já uma paixão antiga, que, por "razões que a própria razão desconhece", ainda não tinha tinha entrado para o nosso roteiro gastronómico, mas que passou a fazer parte da família da Tasca do Brutus Blog desde a passada Sexta Feira, dia 02 de Julho.

Falo-vos daquela que é um dos grandes ex-libris da gastronomia baionense e de toda a região envolvente: A Tasquinha do Fumo.

Localizado no lugar de Almofrela, a Tasquinha do Fumo proporciona iguarias da gastronomia regional, confeccionadas em potes de barro e panelas de ferro.



Nesta casa rústica, onde a simplicidade e a genuinidade são servidas em doses generosas, o melhor é ligar antes para confirmar o horário e encomendar o repasto.

Anho e galo assados no forno a lenha, vitela arouquesa ou bacalhau na brasa com batata a murro são algumas das especialidades, sendo que no Inverno, surgem o cozido à portuguesa e os rojões com castanhas.

Para esta experiência, estive acompanhado por um grupo de amigos provenientes da zona circundante, tendo o convite partido da parte deles para a ir conhecer tal lugar especial, Fiz-me acompanhar por 2 membros do Staff Técnico: O Fernando Ribeiro, que já me acompanhou em outras experiências, sempre que estava cá em Portugal, mas que agora está por cá mais assiduamente e o Pedro Ferreira, mais conhecido por Trancinhas, que teve o trabalho fotográfico de toda esta experiência, o que desde já agradeço.

Mas comecemos então a contar a nossa experiência:

- Depois de uma viagem atribulada, confusa e rocambolesca até Baião, pensávamos nós que depois de sair da variante entre o Marco e Baião, chegaríamos lá facilmente... Pois, a verdade é que isso não aconteceu e o famigerado do Google Maps, mandou-nos para uma Tasca do Fumo que ´já não existia. Mas quando é para comer e beber, se há malta que é perseverante é esta e mesmo com todos os contratempos, caminhos difíceis, ausência de bateria no telemóvel e caminhos de cabras, lá chegamos ao local. Uma casa rústica, isolada de tudo, no alto do monte e em que, mal pomos o pé fora do carro, sentimos logo aquele aroma fabuloso a tradição, que nos entra pelas narinas e que nos pôs logo a salivar para o que viria a seguir.



Como chegamos um pouco atrasados, os restantes membros do grupo já tinham petiscado algumas entradas, mas nós tivemos oportunidade de provar tudo aquilo que já havia sido servido. Digamos que tivemos direito a um Round 2.

E que maravilha estavam aquelas entradas:

- Presunto cortado à faca que fazia derreter o palato a qualquer um, alheira caseira com um sabor tipicamente da aldeia a emanar aroma e sabor de fumeiro, talos de cebola nova em sala embebidos em vinho verde tinto, azeitonas temperadas, bolinhos de bacalhau caseirinhos e uma boroa de milho fabulosa que ainda estava quentinha.



Para começar não estava nada mal... Claro que isto foi bem regado com vinho verde da região, que diga-se de passagem é um dos meus favoritos por se tratar de uma zona de transição entre os vinhos verdes e maduros.

Depois de duas de letra e de comidas as entradas, chegava então a esperada hora do prato principal.

Desta vez nem escolhi... Como foi tudo tradado pelo meu bom amigo Abílio Ribeiro, Presidente da Junta de Freguesia de Constance no Marco de Canaveses, e que tive a oportunidade de conhecer há umas semanas atrás, o prato principal foi escolhido por ele, pois é um dos clientes mais antigos e assíduos da Tasquinha do Fumo, Quando assim é, temos de confiar e assim fiz. Contudo, havia um membro do nosso grupo que não come anho e então arranjou-se uma bela posta de vitela na brasa para o esquisitinho do Fernando Ribeiro.



Foi então chegada a hora de atacar o anho e verificar se tudo o que de positivo me tinham dito sobre a Tasquinha do Fumo era realmente verdade ou nem por isso...

Pois bem, meus amigos, às vezes nem tudo aquilo que nos dizem é verdade, pois o que tenho para vos dizer é que a qualidade do anho suplanta tudo aquilo que me tinham dito. Que delícia... Super bem temperado, sem pinta daquele cheiro desagradável que às vez acompanha o anho se não for bem preparado. Super tenro e com acompanhamento de primeira categoria: arroz de forno e batata assada muito bem cozinhada e temperada com os sucos do tempero do anho e o belo do pickle...

Eu tenho para comigo, que uma experiência é bem conseguida, quando à medida que a vou escrevendo aqui no site, vou-me recordando e ao mesmo tempo vou salivando.. Posso-vos garantir que é exatamente isso que se passa neste momento.

Deu também para provar um pouco da posta de vitela que estava no ponto em termos de assadura, super tenra e bem temperada com uma simples mistura de sal e alho, sendo acompanhada por batata a murro.

Talvez pelo tempero divinal que dispunha, se tivesse de escolher preferiria o anho, mas garanto-vos que se me ficasse pela posta também sairia extremamente satisfeito.



Terminado repasto principal e já de barriga bem composta e de palato alegremente satisfeito, passamos para as sobremesas, como se ainda não tivessem que provar mais alguma coisa...

A muito custo e sob protesto (só que não), o grande Abílio pediu um pouco de tudo para se poder provar as iguarias que dispunham para sobremesa. Pronto, mais uma explosão de sabor a cada colherada. E o que é nos deram para que essa explosão se concretizasse? O incomparável leite creme, pera bêbada, bolo de bolacha e um pão de ló de ovos moles, de fazer revirar os olhos...

Desta secção, tenho que salientar o leite creme que estava com a consistência que eu gosto, e com aquele ligeiro trago a limão. A única coisa que não gosto muito é do açúcar queimado, contudo, deixei-os tirar primeiro e assim consegui evitar o sabor do queimado. Divinal...

A pera bêbada foi uma agradável surpresa: bem cozida e não muito doce, tal como se quer. Não sou grande fã, mas surpreendeu-me pela positiva.

O bolo de bolacha notava-se que era caseiro, mas não sobressaiu. Gostei mas não deslumbrou.

Já o pão de ló, esse deslumbrou e de que maneira. Perfeita a combinação


Para finalizar fomos brindados com um café servido em bule de barro, acompanhado por uma panóplia de licores caseiros de vários sabores. O toque final que faltava para uma noite inesquecível que ainda teve como cereja no topo do bolo, uma "arrotadeira".

E vocês perguntam: "O que é uma arrotadeira?"

Ao que eu respondo, que não é nada mais, nada menos o termo que o grande Abílio utilizou para pedir uma garrafa de Espumante Murganheira. E não é que fez jus ao nome que lhe deram???

Para juntar a todas estas maravilhas que aqui descrevi, há que salientar o incrível serviço que tivemos à nossa disposição. Simpatia, eficiência e acima de tudo, muita paciência para nos aturar. A verdade é que a equipa que ali trabalha com o Sr. Artur é indiscritível, em particular a jovem Andreia que foi alvo de um pedido de casamento por parte do nosso Pedro e a respetiva mãe. Claro que tudo isto tinha de ficar documentado, bem como a serenata que pôs a Andreia a chorar... Só não sabemos se foi de alegria ou de tristeza...

Chegou a hora de pedirmos contas e a dolorosa após divisão do total, deu cerca de 38 euros a cada um. Um preço justo para as quantidades e qualidade apresentadas.

Depois de tudo isto e enquanto nos encaminhávamos para os carros, eis que ainda houve tempo para umas desgarradas com malta de um grupo que estava noutra sala, que apimentou e de que maneira o final desta experiência fantástica.



Assim sendo, aqui fica a nossa opinião sobre a experiência n´ "Café Silva" em Casconha, Paredes:


Ambiente: 9.5


Comida: 9.5


Serviço: 9


Limpeza: 8.5


Preço: 8.5


Total Geral: 9



Resumindo, esta foi uma experiência fantástica... Ambiente e convívio espetaculares, com um staff super eficiente e simpático, começando na Andreia que foi incansável, e a terminar na sua simpática mãe,

Ambiente top, comida espetacular, Serviço imaculado, Limpeza inquestionável e um Preço justo. Tudo isso se reflete numa entrada direta para o 1º lugar do nosso Ranking da Tasca do Brutus com uma nota média de 9 em 10 possíveis. Parabéns à Tasquinha do Fumo e a todo o seu staff.


Recomendo vivamente a Tasquinha do Fumo para este tipo de eventos com grupos grandes. Apenas tenham em atenção que é preciso marcar com alguma antecedência para que não haja problemas...


Espero que tenham gostado de mais esta experiência, e em breve darei mais novidades...


Abreijos,



Brutus - 05/07/2021








96 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page