top of page
Post: Blog2_Post
Buscar

"Casa Chaves", Matosinhos

  • Foto do escritor: Brutus
    Brutus
  • 23 de ago. de 2018
  • 4 min de leitura

Atualizado: 17 de mai. de 2019

Olá maltinha... como vai isso?

O mês de Agosto está quase a acabar e com ele, o regresso ao trabalho aproxima-se para muita gente... Mas para acabarmos o mês de Agosto da melhor maneira, e esquecermos para já o stress laboral que nos aguarda, nada melhor que partilhar uma experiência gastronómica de um local que já frequento há vários anos. Falo-vos do restaurante "Casa Chaves" em Matosinhos, localizado na Rua São Sebastião nº 26, para quem não sabe, junto ao parque de estacionamento da lota de Matosinhos.

Para mim este é o local de onde mais vezes saí satisfeito, quando me apetece comer peixe na brasa tanto ao almoço como ao jantar. Não irei falar de uma experiência apenas, mas de um aglomerado de várias visitas que fui fazendo a este acolhedor restaurante.

A primeira dessas visitas, foi com o meu amigo Aleixo Carvalho, há uma boa dezena de anos. Lembro-me perfeitamente, quando em conversa privada me disse com toda a convicção: "Se queres comer um bom peixe ou bom bacalhau na brasa, é no Chaves..." Mas como de conversa está o mundo cheio, nestas coisas o melhor é comprovar, e praticamente o obriguei a levar-me ao "Chaves" de forma a que eu pudesse comprovar o que ele me dizia. Verdade seja dita, que não saí defraudado, e as palavras do Aleixo eram totalmente verdade. Até aos dias de hoje, a "Casa Chaves" tem sido o meu local de eleição para um bom peixe, lulas ou bacalhau na brasa.

Mas falemos então do restaurante em si: Quem pensa que vai encontrar um local com uma decoração glamorosa e com toques de requinte, desengane-se... Trata-se de um local pequeno e muito simples que no seu interior terá no máximo umas 10 mesas, possuindo também uma pequena espanada com mais 5/6 mesas, que diga-se de passagem ideal para os dias tórridos de calor que temos vivido.

A decoração é ela também muito simples, com alguns artefatos ligados à prática da pesca, e o mobiliário também antigo, porém estas não são as principais motivações que me leva a visitar a "Casa Chaves" tão assiduamente.

Em contraponto, podemos contar com a simpatia do Tiago, um jovem super desenrascado, atencioso, e eficaz, e a presença sempre afável do Sr. Pereira, que apesar da idade mais avançada e algumas lacunas no que ao atendimento diz respeito, consegue ainda providenciar um serviço digno de registo. Resumido, em termos de aspecto, estamos a falar de um tasco à moda antiga que evoluiu para restaurante, mantendo as raízes tradicionalistas.

Mas passemos à comida... Chegados ao restaurante, normalmente somos logo encaminhados para uma mesa (quando há disponibilidade), e de seguida chegam-nos logo umas entradas compostas por pão, azeitonas e umas pataniscas muito típicas (pedaços de bacalhau envolvidos em farinha e ovo), que por norma vêm sempre quentinhas. Relativamente ao vinho, normalmente opto sempre pelo vinho da casa, com rótulo alusivo ao nome do restaurante, que diga-se de passagem é bastante suave e combina na perfeição com a refeição.

Quanto à refeição principal, apesar da variada lista de peixes disponíveis, que vai desde robalo, dourada ou rodovalho, posso-vos falar do que já experienciei; bacalhau na brasa, sardinhas assadas na brasa e lulas grelhadas. O bacalhau assado na brasa, é o prato mais conhecido da casa, sendo o que mais fama deu a esta casa tão simpática e tradicionalista de Matosinhos.

Com os seus lombos de uma dimensão respeitável, o bacalhau conserva o verdadeiro sabor a bacalhau, sem nunca estar salgado em demasia, o que é assinalável dada a grossura dos lombos. Esta é o principal ponto forte relativamente a este prato, que normalmente vem acompanhado por batata cozida ou a murro, que nunca desiludem.

Falando agora das sardinhas, saliento acima de tudo, a honestidade de quem gere o restaurante, que tem o cuidado de dar indicações aos funcionários de informar os clientes quando as sardinhas não frescas e sim congeladas, o que pode acontecer em alturas fora da época da sardinha. A frescura das sardinhas é algo que sobressai, podendo ser desfrutada no prato devidamente acompanhada com uma saladinha mista com pimento, ou então no pão para a malta mais do centro/sul do país. Estas pingam mesmo...

Por fim, as lulas grelhadas, que nas ultimas visitas, têm sido as escolhidas para a minha refeição. Super tenras e com todo aquele sabor tipico da lula, onde se consegue perceber logo à partida a frescura das mesmas, que normalmente vêm também acompanhadas por batata cozida ou a murro para fazerem a combinação perfeita.

Depois de refeições deste género, não costumo pedir sobremesa, mas de vez em quando lá vem um bolo de bolacha, ou um leite creme para desenjoar... No final, o cafézinho devidamente acompanhado com o "limpa chávenas" de aguardente para ajudar a digerir o manjar...

O preço é também bastante agradável... Fazendo o contraponto com outros restaurantes visitados na mesma área, posso-vos desde já adiantar que não existe melhor relação qualidade / preço em Matosinhos.

Para terem uma ideia, na ultima visita, fui acompanhado por 2 membros do staff técnico, tendo vindo para a mesa as entradas, 2 doses de lulas,, 1 dose de sarinhas, 1 garrafa de vinho da casa, 1 salada mista e 3 cafés... Total: 12.50 Euros por pessoa... TOP!

Resumindo e concluindo, deixo-vos a minha classificação de 0* a 5* relativamente à "Casa Chaves":


Ambiente: 7


Comida: 8.5


Serviço: 7.5


Limpeza: 7


Preço: 9


Total Geral: 7.8


Espero que tenham gostado desta experiência, e recomendo vivamente uma visita à "Casa Chaves", não só pela frescura da comida e pelo preço, como também pela simpatia e pelo serviço.


Abreijos


Brutus - 23/08/2018



 
 
 

Comments


bottom of page