Olá maltinha Tasqueira...
Que tal este Verão antecipado? Maravilha... Mesmo propício a pegar no carrinho e ir por esses trilhos em busca de tasquinhas e restaurantes à maneira para visitar...
E foi isso mesmo que fiz nesta Segunda Feira, dia 13 de Maio. Aproveitando uma folguinha, e a boa companhia do meu amigo Carlos Fonseca, lá fui eu até a bela cidade da Maia para visitar a Taberna "D. Pernil".
Cheguei lá por volta das 14h00 e enquanto esperava pela chegada do Carlos, bebi um fininho de cerveja preta "Estrella Galicia", que serviu de aperitivo para o que se aproximava.
Chegado o Carlos, e depois de 2 de letra, analisamos o menu e o consenso foi rápido ao pedir 1 "preto e branco" para 2 e 1 pratinho redenho para abrir as hostilidades.
Mas antes de mais, passo a explicar o que é o "preto e branco". Como podem ver pelas foto, é tipo um taco, mas em miniatura, composto por uma tostinha de pão bijou acompanhado por uma rodela de morcela, 1 fatia de queijo brie e um banho doce de abóbora... O resultado é uma autêntica festa de sabor para o palato que regozija a cada dentada e as papilas gustativas dançam ao som do maravilhoso sabor que transmitem ao cérebro... Uma combinação fantástica que funciona na perfeição como entrada.
O redenho é outra maravilha. Super crocante com uma sabor digno de um repasto dos Deuses mais dignos.
Para a segunda rodada, nada melhor que repetir a dose do redenho, seguido de uma alheira com grelos e ainda uns nacos d3 vitela munidos com um molho fabuloso à base se azeite com um toque de Vinagre balsâmico e um banho de alho e salsa.
Começando pela alheira, não há muito a acrescentar sobre aquilo que certamente vocês já sabem. A alheira tem um sabor que não é transcendental, mas que combinado com os grelos bem salteados faz uma bela combinação. Repito, não é nada de transcendental mas funciona bem.
Quanto aos nacos de vitela, posso dizer que foram uma agradável surpresa. Qualidade de carne imperial, acompanhado por um molho de azeite e Vinagre balsâmico com uma camada de alho e salsa... Uma autêntica maravilha. Que sabor... Carne super tenra que combinada com o vigoroso molho é um autêntico prazer a todos os níveis. O molho era tão divinal que não resistimos em mergulhar o pão neste néctar que funcionou como complemento de gula na perfeição.
Para mim, a coisa estava feita, e bastante satisfeito, diga-se de passagem, contudo, fiz-me acompanhar por um gajo que come para o mundial, e para terminar a sua atuação, ainda pediu umas papinhas, das quais fiz questão de provar... Saborosas e bem recheadas, são os apontamentos que tenho a fazer.
Para a sobremesa, optei por uma mousse de requeijão e morangos, e o Carlos optou por queijo da Serra com marmelada.
A mousse que se notava ser de índole caseirinha, apresentava uma textura adequada e com uma combinação de sabores que a meu ver requeria um pouco mais de sabor... Sinceramente, precisava de estar um pouquinho mais fresca. Talvez assim o sabor sobressaísse mais.
Para finalizar, um cafezinho e para digestivo, como a temperatura estava elevada, nada melhor que um limoncello geladinho, que caiu que nem ginjas...
Havia chegada a hora de encostar a barriga ao balcão e pedir a dolorosa. Antes mesmo do pagamento, 2 dedos de conversa com um dos sócios do "Dom Pernil", o simpático sr. Armindo para apresentar a nossa Tasca e dar conta da boa experiência que havíamos tido neste almoço. A conta rondou os 20 euros por pessoa, o que dada a qualidade dos produtos, considero justo.
Resumindo e concluindo, deixo-vos a minha apreciação do "Dom Pernil", na Maia, em jeito de nota:
Ambiente: 8.5
Comida: 8.5
Serviço: 8
Limpeza: 7.5
Preço: 7.5
Total Geral: 7.9
Maltinha, espero que tenham gostado desta experiência no "Dom Pernil", uma simpatica taberna que nos providência autênticas festas e regojizos no palato. Aqui, garanto-vos que saem a fazer jus ao slogan da cidade: "Sorria, está na Maia". É impossível não sair de lá a sorrir.
Abreijos,
Brutus - 13/05/2019
Comments