top of page
Post: Blog2_Post
Buscar

"Miranda´s Kaffe", Porto

  • Foto do escritor: Brutus
    Brutus
  • 16 de jan. de 2019
  • 5 min de leitura

Atualizado: 17 de mai. de 2019

Olá Maltinha Tasqueira,

Que tal esse início de ano? Jà começaram a por em práticas todas as resoluções que fizeram no dia 31 de Dezembro? Da minha parte sim, ou seja, vou continuar a investir em boas experiências gastronómicas para levar até vós o que de melhor se encontra pelas terras do nosso Portugal.

Hoje trago até vós, uma experiência que surgiu por um acaso, e tal como o povo diz: "Há males que vêm por bem.."

Numa chuvosa 4ª Feira de Dezembro do ano anterior, eu e mais 3 amigos, planeamos ir jantar a um sítio que já é um clássico da "Tasca do Brutus". A ideia original seria comer um prego em pão (ou 2) no "The Dog", contudo, e chegados ao local por volta das 20:30, hora de pico, o panorama era dantesco, com filas enormes e seguramente com pelo menos 1 a 1h30 de tempo de espera.

Após uma pequena "negociação" com o resto da malta, decidimos então avançar para uma sugestão de uma francesinha na zona Constituição, que segundo o meu amigo Rebelo, era qualquer coisa. Desde cedo, tentei dizer a esse amigo que não é fácil impressionar-me com francesinhas, e que sou até um pouco mesquinho no que a esse tópico diz respeito, mas perante tanta insistência, lá aceitei o repto de ir experimentar a famigerada francesinha do Miranda´s Kaffe.

Chegamos então ao local, localizado no cruzamento entre a Rua da Constituição e a Antero de Quental, contudo, esta é uma zona muito complicada no que ao estacionamento diz respeito e tivemos de ir explorar as ruas adjacentes de forma a se conseguir um buraquito para deixar o carro. A caminhada entre o carro e o estabelecimento não foi nada agradável, pois estava a chover copiosamente. Resultado: Encharcamento Total. À chegada, e após termos contactado telefonicamente durante a viagem para reservar uma mesa para 4 pessoas, dado o adiantado da hora e não fosse o diabo tecê-las, lá estava uma mesa reservada para nós. Ao entrar deparamo-nos com uma sala bastante ampla seguida de uma mais pequena, onde poderíamos encontrar 3 bilhares. As salas eram separadas por uns pequenos degraus e uma das coisas que me chamou à atenção para além do verde das paredes, foi o sinal de proibido fumar em todas as salas, o que para quem está a jantar é um grande alívio.

Antes de chegar à sala dos bilhares, encontramos um espaço, que se nota ter sido recentemente renovado, principalmente pelo facto do mobiliário ter um aspecto bastante novo e com pouco uso.

Na zona do bar, saliento, um grande espólio de bebidas das mais variadas, com principal enfase para os Whiskys velhos que ajudam a embelezar a zona do bar e o seu mostruário. Saliento também que, logo à entrada podemos encontrar os famosos barris da Super Bock que tão boa cerveja tem servido em todos os espaços que visitamos e que encontramos estes bons amigos.

Do tempo que lá passei, notei que o Miranda´s para além de servir refeições, é também um espaço de convívio de algumas pessoas, que aproveitam o espaço para passar o tempo a beber uma cervejinha ou a dar 2 de letra com quem está.

Fomos recebidos por um dos proprietários, o Sr. José Miranda e pela sua simpática colaboradora Flávia, que emanava simpatia em cada sorriso espaçado em 2 dedos de conversa. De trato simples e com eficiência, rapidamente percebemos que nos iríamos sentir bem naquele espaço. Faltava apenas juntar o útil ao agradável: comer uma boa francesinha.

Depois de efetuado o pedido (Francesinha sem ovo com batata frita), perdemo-nos em conversa com um amigo que coincidentemente costuma parar no Miranda´s e que me foi falando do funcionamento deste espaço. Nem demos pelo tempo a passar... as francesinhas chegaram num ápice e era já tempo de perceber se realmente valiam tanto quanto o panorama pintado pelo Rebelo.

Primeiro teste: corte a meio da sandes - Conseguimos verificar à vista desarmada que dispunha de um bife de uma grossura bastante considerável e que as cor rosada bem no meio da carne evidenciava uma carne média/mal passada, tal como mandam as leis. Ao contrário do que encontramos em muitas casas, aqui, o vem no topo da sandes, ficando as salsicha e linguiça frescas por baixo do bife. Talvez seja técnica para dar mais ênfase ao bife, mas foi algo que realmente estranhei... até porque as gorduras das carnes de porco ao entranharem-se no pão conferem um gosto muito especial à francesinha, e ao ficar na parte de baixo da sandes, estas gorduras saborosíssimas não entranham totalmente ao ponto de conferirem esse trago especial.

Quanto ao molho, apresentava uma cor alaranjada escura, não sendo muito espesso, penso que por aí , um pouco mais espesso não seria mau, pelo menos à parte visual.... O queijo estava bem derretido e as batatas fritas CASEIRAS, apresentavam um nível de fritura mesmo ao mesmo gosto, bem fritas e estaladiças. No geral a francesinha apresentava um tamanho normal, que assentava na perfeição para uma refeição sem ficar com fome. Estava na hora de tirar a prova dos nove e provar a francesinha do Miranda´s.

À primeira garfada deu logo para perceber que o recheio da mesma era de uma qualidade bastante superior, nomeadamente o BIFE... Corte perfeito, nível de "cosedura" no ponto, e quanto à rigidez, parecia manteiga. Além disso, o pão estava bem tostado, não desfazendo à medida que íamos desconstruindo a francesinha. O molho tinha um sabor equilibrado onde se notava a presença dos sabores tradicionais do molho da francesinha: bebidas alcoólicas, carnes e um tragozinho muito leve a marisco.

Tal como eu suspeitava à primeira vista, o sabor das carnes de porco não se sobrepunham muito ao bife e pouco se notavam, contudo, posso-vos adiantar que foi uma refeição muito bem conseguida em que cada garfada, significava muita alegria para o meu palato, que culminadas com aquelas batatas caseiras e super crocantes faziam a combinação perfeita.

A cerveja sempre em constante erupção graças a este sistema inovador da Super Bock, escorregava com muita facilidade, não desiludindo. Para finalizar, um cafézinho e um shotzinho de Johny Walker Black Label... Não é em todo o lado que temos hipótese de escolher o shot de whisky que queremos... Claro que um shot, transformou-se em outro e depois outro, enquanto conversávamos com o Sr. José sobre aventuras e desventuras do passado e algumas histórias de bem comer e beber.

Chegada a altura de pagar, os 15 Euros por pessoa, foram mais do que justos para a qualidade e quantidade apresentadas à mesa.

Considero o Miranda´s uma bela opção para os amantes de francesinhas. Se tivesse de fazer um reparo, teria de ser à altura do pão de forma, que poderia ser aparado, retirando as côdeas mais duras, e mais fino de forma a que a sandes não se torne muito massuda...

Resumindo e concluindo, deixo-vos a minha classificação relativamente ao Miranda´s Kaffe:


Ambiente: 6.5


Comida: 8.5


Serviço: 8


Limpeza: 8


Preço: 8


Total Geral: 7.8


Considero o Miranda´s uma bela opção para os amantes de francesinhas. Se tivesse de fazer um reparo, teria de ser à altura do pão de forma, que poderia ser aparado, retirando as côdeas mais duras, e mais fino de forma a que a sandes não se torne muito massuda... A localização do estabelecimento ajuda a que seja frequentado por vários estratos da sociedade, conferindo-lhe um ambiente muito próprio, mas que nesta minha visita não me causou qualquer tipo de espécie.


Abreijos


Brutus - 16/01/2019



 
 
 

Comments


bottom of page