top of page
Post: Blog2_Post
Buscar
  • Foto do escritorBrutus

"Requinte", Matosinhos

Atualizado: 17 de mai. de 2019

Olá maltinha...

O Outono aproxima-se e com ele os dias começam a ficar mais curtos e a temperatura mais baixa. Começam a chegar aqueles dias em que sair de casa depois de um dia de trabalho já começa a não apetecer... a não ser que seja para uma bela francesinha. E é isso mesmo que me traz aqui hoje... Venho falar de francesinhas e de uma experiência que tive muito recentemente numa casa que se diz ser de referência em Matosinhos.

Falo-vos do Requinte. Para quem não conhece, o Requinte fica numa rua algo escondida no centro de Matosinhos, mas é facilmente acessível (a pé ou de carro) , mais precisamente para os lados do Jardim Basílio Teles e da Câmara Municipal.

Apesar de ser uma casa muito conhecida, e de grande parte do meu role de amigos e conhecidos já conhecer, esta foi a minha primeira vez no Requinte e para assinalar tal efeméride, nada melhor que ligar o "analisador" para vos trazer mais uma experiência.

Dados os relatos de alguns membros do "staff técnico" que me acompanharam, baseados em experiências anteriores que haviam tido, a francesinha adivinhava-se ser bastante agradável, sendo que para um dos membros era considerada uma das melhores que já havia comido...

Para mim, as expectativas eram bastante elevadas, contudo uma coisa é ser-se famoso, outra coisa é ser-se merecedor dessa fama e como a Tasca do Brutus não se convence facilmente perante apenas palavras ditas ou escritas, nada como provar o pitéu matosinhense e deixar os sabores falarem por si. Mas passo-vos então a contar tudo.

Chegamos por volta das 20:30 e como não estava muita gente, pudemo-nos sentar onde queríamos. Estava a dar o jogo Portugal x Croácia e apesar das 3 televisões espalhadas pela sala e da enorme tela onde estava a ser transmitido o jogo, certo é que independentemente de onde nos sentássemos, haveria sempre alguém que teria de ficar meio enviusado para poder ver o jogo.

Leva-me a crer que a localização das televisões não foi muito bem estudada, e devia ser, até porque a sala não é muito grande, e 3 televisões deveria ser mais do que suficiente para toda a gente poder visualizar seja o que for. Passemos então aos pontos seguintes. Inicialmente fomos atendidos por uma menina muito simpática que se meteu connosco em tom de brincadeira, e depois passamos para um senhor com uma idade já mais avançada.

Os pedidos foram simples: Francesinhas para todos com batata frita e para beber cerveja "Super Bock" de pressão e o tempo de espera foi até bastante rápido. Surgem então 4 imponentes francesinhas que ocupam mais de metade dos grandes pratos, com bom aspeto à primeira vista e as batatas fritas a a acompanhar num prato à parte.

O tamanho da francesinha augurava uma luta difícil para conseguir comer tudo até ao fim. Começamos então a nossa luta, e a primeira coisa a provar foi o molho... Para ser sincero, pareceu-me um molho mediano, sem grande desenvoltura e onde o picante era o que mais se destacava... Sinceramente não é o que eu pessoalmente espero de um bom molho de francesinha. Contudo, este seria uma discussão que daria muitos panos para mangas. Diz-me a experiência que discutir gostos de francesinhas, é mais polémico do que qualquer assunto de cariz futebolístico ou de índole politica ou religiosa.

Mais uma vez reitero, que esta é a minha opinião, unica e exclusivamente... Relativamente ao conteúdo, a francesinha é bem apetrechada, contudo, achei as carnes mal preparadas... o bife era fino e estava demasiado bem passado, o que o tornou seco e um pouco desagradável a mastigar.

As restantes carnes, nomeadamente a salsicha fresca e a linguiça eram de boa qualidade e emanavam o cheirinho tradicional que se pretende, porém, ao contrário do bife, estas estavam mal passadas, e se há coisa que acho bastante perigoso para a saúde, é carne de porco mal passada... nada simpático. Penso que as fotos documentam isso mesmo. Quanto ao pão, penso que cumpriu bem o seu objetivo, embora achasse que pudesse estar um pouco mais torrado. Com no decorrer do processo não empapava com o molho, o que por si só já é nota de destaque. Resumindo, cumpriu o seu objetivo. Só falta falar das batatas fritas... Um pormenor digno de registo e que não se encontra em todos os restaurantes são as batatas fritas caseiras. Não eram espetaculares, mas eram caseiras...

Um pouco menos tempo de fritura e uns palitos menos grossos, fariam uma melhor combinação, contudo, o "Requinte" merece um grande bem-haja por continuar a resistir às batatas fritas congeladas. O serviço propriamente dito, pode-se dizer que cumpriu o objetivo.

Eficaz, mas sem grande simpatia e como tal, sem nota artística. Para finalizar, o preço foi dentro da normalidade, 13 Euros por pessoa para uma francesinha com batata e 3 príncipes de "Super Bock".

Resumindo e concluindo, deixo-vos a minha classificação de 0* a 5* relativamente ao "Requinte":


Ambiente: 7.5


Comida: 7


Serviço: 7.5


Limpeza: 7.5


Preço: 7.5


Total Geral: 7.4


Espero que tenham gostado desta experiência no "Requinte" em Matosinhos. A francesinha era grande, mas não era grande coisa...


Abreijos,


Brutus - 20/09/2018



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page