top of page
Post: Blog2_Post
Buscar
  • Foto do escritorBrutus

Tasca "O Ginásio", Reguenga, Santo Tirso

Olá maltinha Tasqueira...

Ansiosos pelo São João? Aqui pela Tasca do Brutus, estamos mortinhos que Domingo chegue. E a malta mais a Sul, divertiu-se no Santo António? Espero que acima de tudo, tenha havido boa comida, muita bebida, e diversão ao mais alto nível.

Ao que parece, hoje entra oficialmente o Verão, mas tal como o João Félix, foi primeiro de férias antes de assinar oficialmente.

Hoje, trago-vos mais uma experiência passada nesta última semana. Aproveitando as minhas férias, nada melhor que ir em busca de mais uma tasca para entrar no Roteiro da Tasca do Brutus. Juntamente com 3 amigos, lá fomos pelos caminhos íngremes d Serra da Agrela e ao fim de algumas curvas e contracurvas mais apertadas, lá chegamos ao nosso objectivo.

E foi assim que decidi finalmente aceder aos reptos de alguns amigos e familiares mais chatos e fui até ao "Ginásio"... :0)

À chegada, deparamo-nos com uma vivenda imponente, com alguns lugares de estacionamento no seu interior, mas sendo a maioria do estacionamento no exterior, mais propriamente na berma da estrada. Mas como o movimento de trânsito ali é raro, nada que preocupar...

Marcações não vale a pena tentarem... o segredo é ir cedo para não esperarem muito tempo por mesa.

No nosso caso, fizemos exactamente o contrário, e chegamos tarde, logo tivemos de esperar bastante pela nossa mesa. Mas nada que 2 dedos de conversa, algumas fotografias para o álbum da Tasca do Brutus e uma garrafa de vinho verde da casa não ajudassem a passar rapidamente.

Desta forma, pudemos também vislumbrar a beleza do espaço, todo ele em pedra exposta, e com toques de madeira no seu mobiliário. A sala dispõe cerca de 15 mesas, e existe ainda uma sala de cima para quem prefere vista privilegiada para o salão principal.

A esplanada deverá ser excelente para os dias mais quentes do Verão.

Outra coisa que me cativou foi a grande oferta de vinhos, principalmente ao nível dos Maduros, e em que dão como referência de vinho da casa, um tal de "Papa Figos"... Agora imaginem...

Assim que houve uma vaga, fomos convidados a sentar pelo funcionário que estava bastante atarefado, uma vez que a sala estava completamente cheia, mas que sempre deu a devida atenção aos nossos pedidos e às nossas questões, até porque para a maioria, era a primeira vez neste "Ginásio" tão especial...

Para entrada, veio uma tábua de queijo, presunto e salpicão. Tudo caseirinho e com um cheirinho fantástico a fumo, que batia certo com o sabor.

Para pedido principal, foi-nos aconselhado pedir o bife de vitela, que por norma vem acompanhado com ovo a cavalo ou então com queijo da serra. Como éramos 4, e para toda a gente poder provar, pedimos 2 de cada, para assim podermos provar ambas as iguarias. A acompanhar, batata frita caseira e uma garrafinha de vinho verde da casa.

Uma carne super tenra e muitíssimo saborosa que em combinação com os sabores do ovo estrelado e do queijo da Serra fazia uma combinação extraordinária.

Para juntar a isto, pedimos também 2 alheiras picantes, que vieram na mesma travessa da carne juntamente com pimentos padrón.

A alheira era muito saborosa e o picante sentia-se depois de alguns segundos a degustar. Não muito agressivo e um regalo para o palato.

As batatas fritas estavam estaladiças e bem fritas, mas por incrível que pareça o que mais se realçou pela qualidade, foi o pão... Estamos a falar em carcaças que vêm diretamente do forno, ou seja, sejam à mesa já fatiadas e ainda quentinhas. Uma boa aposta de qualidade neste aspeto. Apesar do pão não ser todo cozido lá, o facto de terminarem a sua confecção (basicamente é colocar no forno), dá um toque de qualidade acima da média.

A juntar a tudo isto, há que referir a simpatia do dono, o Sr. Albano que se fez acompanhar da sua boa disposição para tornar esta nossa experiência muitíssimo agradável.

Apesar de não termos comido sobremesa, digamos que os 15 euros por pessoa foram extremamente justos.

Assim sendo, e tendo como base todas as considerações aqui descritas, aqui fica a minha pontuação para o "Ginásio":

Ambiente: 8.5


Comida: 8.5


Serviço: 8


Limpeza: 8.5


Preço: 8


Total Geral: 8.3


Depois desta visita ao "Ginásio", de certeza que voltarei mais vezes para provar outras iguarias e acima de tudo desfrutar de uma experiência gastronómica bem acima do expectado e onde o nosso palato sai totalmente revigorado e com um nível de exigência muito mais elevado para futuras experiências.


Abreijos,


Brutus - 21/06/219




265 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page