top of page
Post: Blog2_Post
Buscar

"Tentação das Bifanas 2", Maia

  • Foto do escritor: Brutus
    Brutus
  • 4 de set. de 2018
  • 4 min de leitura

Atualizado: 17 de mai. de 2019

Olá maltinha...

Já dizia o poeta/cantor José Alberto Reis: "Setembro foi o mês eternidade, Setembro sabe a mar e a saudade..." e é bem verdade... Entramos no mês de Setembro e nada melhor que uma visitinha gastronómica para nos aconchegar a alma.

Cá estou eu de volta para vos trazer mais uma experiência gastronómica, desta vez numa zona que já recebeu algumas visitas da minha parte. Regressei à Maia para petiscar na "Tentação das Bifanas 2 " e saí de lá a fazer jus ao slogan da cidade: "Sorria, está na Maia..." e de facto saí de lá com um sorriso de orelha a orelha....

Juntamente com os meus amigos Aleixo Carvalho, Fernando Ribeiro e a sua simpática namorada Susi, decidimos fazer um lanche ajantarado.

Sugerido pelo primeiro dos três, fomos então à Maia à "Tentação das Bifanas", um local que já havia visitado com o meu irmão, em hora de almoço, mas que, por desconhecimento ou pelo facto de o termos feito ainda numa época de arranque da casa, sinceramente não me fascinou.

Contudo, esta primeira experiência já tinha algum tempo, e tendo em conta que estava em grupo, eis que decidi embarcar para dar nova oportunidade à "Tentação das Bifanas". Não sei se o fato de ir acompanhado por um cliente habitual teve impacto no atendimento e na atenção que tivemos (deduzo que sim...), mas a verdade é que chegamos por volta das 19:45 e a sala que não é muito grande (alberga cerca de 50 pessoas grosso modo) estava completamente cheia. Foi-nos pedido que aguardássemos um pouco, algo que acedemos, e desde logo trouxeram umas pequenas entradas e uma garrafa de vinho verde branco da casa para queimarmos o tempo de espera.

A espera não foi muito longa, e passados 10 minutos, fomos encaminhados para uma mesa com capacidade para 4 pessoas.

De seguida vieram as restantes entradas com um cesto de pão e bola caseira para acompanhar as azeitonas que nos deram enquanto aguardávamos por mesa, e foi então que fizemos o nosso pedido.

Como queria provar um pouco de tudo, decidimos pedir ajuda à pessoa que nos estava a servir à mesa, e que se mostrou bastante prestável. Infelizmente não memorizei o nome, mas sem dúvida alguma, uma pessoa bastante prestável e desembaraçada.

Tirando uns pedidos específicos, como o prego com queijo da serra e o cachorro de salsicha fresca, veio uma pequena amostra do menu para provarmos. E não ficamos nada desapontados. Fiz questão de provar de tudo...

Do prego em pão com queijo da serra, saliento que o sabor do queijo não se sobrepunha ao sabor do bife, o que é algo que normalmente acontece nas combinações de sandes de carnes com queijo da serra. Porém, achei que o bife estaria um pouco passado demais para o meu gosto. A carne era de qualidade mediana e o pão acompanhava, fazendo uma combinação de qualidade mediana.

O cachorro que tinha um aspecto desengonçado, e foi se calhar a maior decepção. Primeiro, um pão de leite sem ser torrado/aquecido, um "Bimbo" normal diretamente do supermercado para a mesa do restaurante. No interior, uma salsicha fresca do Talho do Leandro (Bolhão), e uma linguiça fresca do mesmo local, mal cozinhadas (perigoso, por ser carne de porco...), e ainda uma fatia de fiambre mal amanhada e queijo derretido. O sabor não era mau, decido à qualidade da salsicha e linguiça, mas sinceramente pareceu-me uma tentativa gorada de inovar relativamente aos famosos cachorrinhos do Gazela... Aliás, nem posso considerar isso pois estão a anos luz... Penso que o objectivo não seja ombrear com essa iguaria tipica do centro do Porto, mas sim dar uma opção "diferente" ao cliente, que por norma procura a suposta especialidade da casa que são as bifanas.

Vamos então às bifanas... Pedimos um pratinho da especialidade da casa, para irmos experimentando, e o resultado foi uma carne bem cozinhada mas com alguma falta de tempero/condimentos. A carne da bifana era fininha como mandam as regras mas faltava de facto o sabor... Para um local em que as bifanas deveriam ser a principal atração, merecia muito mais...

Voltamo-nos agora para os rojões... Um pratinho muito bem composto em termos de quantidade e apresentação com azeitonas e pickles a decorar o prato e ainda umas tripas enfarinhadas e uns bocadinhos de redenho a acompanhar. O sabor tipico do rojão conjugado com uma carne super tenra, ajudou a melhorar a minha experiência neste local, que culminou com 2 portentos de sabor: um prato de redenho super crocante e quentinho e umas tripinhas enfarinhadas acabadinhas de fritar bem fininhas tal como eu gosto... Costuma-se dizer que devemos deixar o melhor par o fim, e assim fizemos. Que categoria!!!! Estes 3 últimos pratos valeram por tudo o resto e fizeram-me esquecer a desilusão do restante...

Por fim, saliento também a boa qualidade do presunto que veio para a mesa. Não muito salgado e com o sabor que se esperava. Pondo agora a qualidade da comida um pouco de lado, falemos do espaço e do serviço.

Da visita do passado Sábado, o lado negativo foi o calor excessivo na sala, misturado com o cheiro a fritos... mas dada a temperatura no exterior, não havia ar condicionado que valesse. Estava mesmo muito calor. O serviço, fluiu muito bem. A equipa de funcionários pareceu-me bastante dinâmica e os pedidos demoraram pouco tempo a chegarem à mesa dada a afluência da casa, e os funcionários foram sempre simpáticos e atenciosos.

Por fim, o preço: Uma agradável surpresa: 3 garrafas de vinho verde da casa + 1 Prego em pão com queijo da serra + 1 Cesto de Pão / Bola Caseira + 1 Prato de Presunto + 1 Prato de Rojões + 1 Cachorro + 1 Prato de Bifanas + 1 Prato de Redenho + 1 Prato de Tripas Enfarinhadas

Total: 34.30 Euros, ou seja, cerca de 8.60 Euros por pessoa... Uma pechincha. Resumindo e concluindo, deixo-vos a minha classificação de 0* a 5* relativamente à "Tentação das Bifanas 2":


Ambiente: 6


Comida: 7


Serviço: 7


Limpeza: 7.5


Preço: 8.5


Total Geral: 7.2


Espero que tenham gostado desta experiência na "Tentação das Bifanas 2", brevemente regressarei com mais novidades...


Abreijos


Brutus - 04/09/2018



 
 
 

Comments


bottom of page